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7 dicas para impulsionar sua venda de camisas em datas comemorativas

As datas comemorativas são momentos importantes para quem trabalha com vendas e também para os consumidores que esperam ansiosos por promoções, descontos e ofertas especiais.

Por isso, é essencial que sua loja, seja online ou física, tenha um planejamento estratégico para aproveitar ao máximo essas ocasiões especiais que costumam aquecer o comércio.

Abaixo separamos para você 7 dicas de ouro para vender mais e mais!

1 – Faça um calendário de vendas

O calendário de vendas é uma ferramenta chave para qualquer comércio. Pois ali você irá elencar as melhores datas sazonais, de acordo com o seu negócio, para atrair um número maior de clientes nessas datas específicas.

Assim, para produzir o seu calendário é preciso fazer um mapeamento das datas especiais dos 12 meses do ano. Priorize aquelas datas que mais fazem sentido para sua empresa, mas não se esqueça das tradicionais como: Natal, Black Friday, Dia dos Namorados e outros. 

Além disso, você pode incluir as comemorações alternativas, como o halloween, que não é tradição no Brasil, mas faz parte do dia a dia do brasileiro.

2 – Antecipe seu estoque

Esse é um fator indispensável. Por isso, depois de definir as datas que você vai apostar é essencial fazer um planejamento de estoque para poder atender as demandas das vendas. 

Além disso, como as datas são específicas, você pode fazer boas negociações com fornecedores antes de todos e conseguir preços mais baixos.  

No Natal, por exemplo, se você fizer uma planilha de estoque do ano passado, conseguirá prever como será no ano em questão e pode negociar com o seu fornecedor antes de novembro/dezembro e pegar preços de baixa temporada.

Agora, se seu fornecedor faz promoções em datas comemorativas, antecipe 70% do seu estoque e deixe o restante para conseguir preços promocionais também.

Só não deixe tudo para a última hora e fique sem estoque, tá?!

3 – Fique de olho na concorrência

Uma maneira de acertar na hora de vender mais em datas sazonais é procurar o que o seu concorrente está fazendo ou fez no ano passado. Isso pode te ajudar a ter um norte e ideias que você pode personalizar para o seu público.

Só não pode copiar! Plágio é crime e o seu negócio não precisa disso. Seja sempre autêntico e pense no seu público em primeiro lugar!

4 – Crie um planejamento financeiro

A melhor maneira de organizar todo o trabalho é desenvolver um planejamento financeiro. Ou seja, coloque no papel ou no computador todos os seus planos e números, com um mês de antecedência, para dar tempo de pensar e colocar as ideias em prática. 

Assim, é mais fácil de descobrir se você pode dar descontos, quais peças entrarão em ofertas e se o frete pode ser grátis.

Caso você perceba que não dá para dar descontos, programe-se para um cupom de 10% na próxima compra ou aposte em um programa de indicação – quem indicar um amigo e o amigo comprar, ambos ganham 5% na próxima compra.

Fazer esse tipo de planejamento não dá margens para prejuízos e nem ações precipitadas que podem comprometer o caixa no final do mês.

5 – Aposte nas redes sociais

Uma boa maneira de divulgar suas ações para as datas comemorativas é usar as redes sociais. Crie posts no Facebook e Instagram falando das ofertas, mande um recadinho para os clientes no Whatsapp e aposte em uma comunicação que seja a cara do seu público.

Ou seja, se o seu público é de moda masculina, crie peças elegantes e aposte em fotos profissionais, elas fazem toda a diferença.

Outra maneira de impactar mais pessoas é fazer anúncios no Facebook e Instagram, pois os conteúdos patrocinados serão entregues a um público específico, determinado de acordo com área demográfica, idade e sexo, por exemplo. 

Especificamente em épocas de vendas especiais, vale muito a pena investir em uma divulgação maior usando as redes. Mas só faça se você souber como ou tem uma agência de marketing parceira, pois passar vergonha na internet e perder dinheiro atoa, não compensa.

Lembre-se que é importante divulgar nas redes sociais, pois 62% da população brasileira está ativa, de acordo com a Revista Exame.

6 – Ambientalize sua loja de acordo com a data comemorativa

A apresentação da loja é um ponto importante para as datas comemorativas. Por isso, proponha uma comunicação visual interessante e com produtos adequados à data: roupas brancas para o réveillon, presentes masculinos para o dia dos pais, brinquedos para o dia das crianças e assim por diante.

Lembre-se que as vitrines, o website e as redes sociais devem seguir a mesma linha de ambientação e comunicação. Pois, quando o cliente entrar na loja com outro objetivo, pode se sensibilizar com a ambientação e aproveitar para adiantar a compra de um presente, por exemplo!

7 –  Faça um planejamento de divulgação

Abra o Excel e faça um planejamento completo de todas as coisas que você precisa de divulgação para deixar tudo organizado.

Comece com uma aba de “a fazer” e coloque coisas como: contratar um fotógrafo, selecionar peças que serão divulgadas, definir gráficas para imprimir os materiais, contratar alguém para cuidar das redes sociais e outros.

Em outra aba escreva “a programar” e defina um calendário de posts, stories, lives, emails e mensagens no Whatsapp. 

Uma boa aposta é contratar influencers digitais. Se fizer sentido para o seu público, use e abuse!

Como você viu, não existe uma estratégia única, mas várias para vender mais e ter sucesso em datas especiais. O importante é organizar tudo com antecedência, se preparar para as diferentes datas comemorativas e investir para oferecer o melhor aos seus clientes!

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