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O sucesso e a inovação por trás da grife Reserva

A Reserva, grife brasileira fundada Rony Meisler e Fernando Sigal em 2004 é mais um exemplo de negócio que deu certo. Tendo a inovação como braço direito, a grife conta hoje com 70 lojas próprias e 22 franquias, além de estar presente em 1,4 mil multimarcas.

Por isso, para te inspirar a crescer cada dia mais, leia abaixo a história da Reserva.

Como tudo começou

A ideia de criar a Reserva surgiu em 2004, quando Rony e Fernando, que são amigos de infância, estavam na academia. Eles notaram que cinco homens vestiam um modelo semelhante de bermuda. 

Assim, brincavam que isso era um “problema de D ”, ou seja, ou era um problema de demanda reprimida, com pouca gente oferecendo bermuda de homem, ou era demência, com todo mundo maluco usando a mesma roupa sem perceber.

E, apesar de não entenderem nada de moda, os amigos ficaram tentados a testar essa teoria de mercado. Assim, eles aproveitaram o mês de dezembro e produziram 300 bermudas que estampavam a frase: “Be yourself, but not always the same” (Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo), nome de um dos álbuns do rapper brasileiro Gabriel, o Pensador.

Sem ponto de venda definido, os sócios distribuíram as peças entre amigos e no final venderam tudo.  Empolgados, Rony e Fernando usaram o dinheiro da venda para criar a primeira coleção de bermudas e camisetas. Em 2006, eles largaram o emprego e, com um investimento de cerca de 50.000 reais, começaram a Reserva (nome dado em homenagem à praia preferida da turma) com venda de roupas só no atacado.

E como a determinação é tudo nesses casos, Rony alugou um carro, com duas malas com cabides e araras e uma mochila de roupas, e bateu de porta em porta dos revendedores multimarcas. Essa tática melhorou as vendas e tempos depois ele alugou um quarto em um hotel de São Paulo, onde começou a atender os compradores. 

Desse modo, a primeira loja própria da Reserva foi aberta em 2006 em Ipanema/RJ. E com o sucesso da grife, a marca se diversificou e foram criados os selos Eva, de roupas femininas e Reserva Mini, de moda infantil.

Além disso, em 2015, a grife carioca foi a única brasileira a estar na lista das marcas mais inovadoras da América Latina por seu marketing descolado e engajado em causas sociais.

Atualmente, a história do Grupo Reserva é escrita todo dia por 1580 pessoas. A personalidade forte, o cuidado com o cliente, o design apurado e o investimento em inovação levaram a Reserva a se transformar em um grupo que hoje abriga 3 marcas.

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